A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população mundial. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram dessa doença. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar.
Não atendemos plano de saúde
Os sinais e sintomas da depressão variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver depressão:
Embora nem sempre seja possível evitar a depressão, algumas estratégias podem ajudar na prevenção ou na redução do risco:
O tratamento da depressão geralmente envolve uma combinação de abordagens:
As terapias podem ajudar os pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais.
Medicamentos antidepressivos são frequentemente prescritos para ajudar a regular o desequilíbrio químico no cérebro que contribui para a depressão.
Participar de grupos de apoio ou ter um sistema de suporte pessoal pode ser fundamental para o processo de recuperação.
É essencial consultar um profissional de saúde mental qualificado para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado. Com o apoio adequado, a depressão é tratável e muitos indivíduos conseguem recuperar uma qualidade de vida satisfatória.
• A tinta da melancolia. Autor: Jean Starobinski
• After Life. Criado por: Ricky Gervais
• Prozac Nation. Dirigido por: Erik Skjoldbjaerg
Fontes:
Pharmacological Augmentation in Unipolar Depression: A Guide to the Guidelines
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)
Em até 24 horas!
Não atendemos plano de saúde
CRM 1159690/RQE 51322